Com visão voltada para o desenvolvimento das regiões onde possui suas unidades, a Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool investe em diversos projetos de
responsabilidade social.

Criança Feliz

Iniciado em 1997, no Distrito Brasilândia/MS, o projeto atende cerca de 250 crianças, entre 06 e 17 anos, filhos de funcionários e da comunidade, com atividades de reforço escolar, esportes, artes e artesanato, em horário contrário ao da escola para estimular a cidadania e contribuir com o bem-estar social. O projeto conta com o apoio da comunidade local, dos pais e de funcionários da unidade.

(Arquivo de fotos)

Projeto Renascer

Desenvolvido na cidade de Sidrolândia/MS, aos sábados, atende cerca de 77 crianças entre 6 e 13 anos, com atividades de esporte e lazer, reforço escolar e trabalhos manuais (pintura e bordado), atividades de teatro e música.

(Arquivo de fotos)

Macaco Guigó – com o objetivo de preservar remanescentes da Mata Atlântica existentes na CBAA - Unidade Japoatã/SE proibindo o desmatamento e promovendo a preservação da espécie do macaco Guigó, ameaçado de extinção, a Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool patrocina pesquisas específicas do biólogo e professor universitário Marcelo Sousa.

(Arquivo de fotos)


Pacto pela Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso do Sul – como um dos assinantes do pacto citado, desde 1997, em conjunto com a Abrinq, a CBAA combate o trabalho infantil e se recusa a ter entre seus fornecedores quaisquer empresas que o façam.

Na Mão Certa - todas as unidades da CBAA são signatárias ao pacto na Mão Certa. A CBAA foi a primeira empresa representante do setor sucroalcooleiro a aderir o pacto no país. O pacto empresarial contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, busca acabar, ou ao menos amenizar, esses problemas sociais. O pacto na Mão Certa já conta com a adesão de quinhentas e nove e uma empresas que assumem voluntariamente alguns compromissos como: inserir o tema nos treinamentos dos caminhoneiros , estabelecer relações comerciais com fornecedores da cadeia de serviços de transportes que estejam compromissados com os princípios do pacto.

http://www.namaocerta.org.br/


Ginástica Laboral

O projeto tem como objetivo a prevenção e redução de dores musculares e lombares, além de proporcionar a integração e melhora na qualidade de vida dos participantes. A ginástica laboral é praticada no próprio local de trabalho, ou seja, nas frentes de trabalho, todos os dias, antes de iniciar o trabalho, durante 10 minutos.

(Arquivo de fotos)

Campanhas de saúde e qualidade de vida

Com o objetivo de atuar na prevenção e na disseminação da informação relativas ao tema as Campanhas de Saúde e Qualidade de Vida são realizadas com o objetivo de desenvolver ações e eventos, de forma padronizada em todas as unidades da CBAA, sobre temas relacionados a saúde e qualidade de vida, de maneira a integrar tanto as unidades da CBAA, bem como seus respectivos departamentos e comunidade onde estão inseridas. 

O projeto de um modo geral, é uma forma de:

  • disseminar informações relacionadas à saúde e qualidade de vida;
  • promover discussões sobre temas como saúde, drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), orientação sobre alimentação, higiene, etc;
  • implementar mecanismos de encaminhamento ou prestação de serviços médicos;
  • articular parcerias com serviços e profissionais de saúde para obtenção de recursos e informações de interesse da unidade/comunidade onde estamos inseridos;
  • implementar um banco de registro sobre a saúde dos funcionários;
  • oferecer informações técnicas sobre os temas apresentados através de exposição de cartazes, distribuição de material gráfico, palestras, etc;
  • desenvolver atividades de promoção da saúde e qualidade de vida,
  • promover ações que envolvam a comunidade local relacionadas ao tema da campanha;
  • promover a divulgação da campanha nas dependências da unidade, de forma a abordar e disseminar o maior número de informações a todos os funcionários e a comunidade onde estamos inseridos.

Já foram abordados temas como Hipertensão, Colesterol, DST/Aids, Cancer, Tabagismo, Doença de chagas, Drogas e Alcoolismo etc.

(Arquivo de fotos)

Programa PIAO

A CBAA – Unidade Japoatã iniciou no dia 20 de julho/2009 a 2ª turma do PIAO (Programa Interno de Aprendizagem Operacional), para Máquinas Agrícolas (máquina carregadeira e trator).
O programa consiste em facilitar o processo de aprendizagem de colaboradores e pessoas da comunidade em geral interessados em trabalhar com máquinas agrícolas, observando aptidões e conhecimento operacional, visando promoção e novas contratações de mão-de-obra qualificada.
São realizadas aulas teóricas e práticas viabilizando o aprendizado de forma mais generalizada.
A expectativa de aproveitamento interno dos treinandos é grande, já que 30% dos participantes da 1ª turma (2008) fizeram parte do quadro de funcionários.

(Arquivo de fotos)

Integração de funcionários

Todos os funcionários admitidos, tanto na safra como na entressafra, passam por um processo de integração onde participam de palestras com representantes das áreas de Administração de Pessoal, Serviço Social, Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de RH, onde recebem todas as informações necessárias para sua integração na empresa e na atividade que irão desempenhar.

Treinamento sobre Segurança no Trabalho

Todos os funcionários recebem constantemente treinamentos sobre Segurança do Trabalho relacionado a sua área de atuação, ministrados pelos técnicos de Segurança e pelo Engenheiro de Segurança da empresa.

Desenvolvimento e Capacitação

Os funcionários participam de cursos relacionados a sua área de atuação conforme seja detectada a necessidade. Os cursos podem ser tanto internos como externos.
Nosso objetivo é o desenvolvimento, capacitação e atualização profissional.

(Arquivo de fotos)

CBAA - Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool busca garantir sustentabilidade na produção e garantir relações responsáveis no crescimento, visando sempre a melhoria e qualidade de vida dos seus colaboradores e de seus familiares, que são o maior patrimônio do Grupo.

Dados atualizados
03/09/09

 

Escritório Rio Preto/SP : Rua Rhame Trad Bechara Hage, 2061 - salas 51 e 54
Centro Empresarial Anthurium- Bairro Higienópolis
São José do Rio Preto - São Paulo - CEP: 15085-430
Tel.: (17) 3218 9981/ 3215 5120/ 3215 6003