A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento).

Para a CBAA a preocupação com o meio ambiente e sua preservação é mais do que um dos pilares de seu desenvolvimento sustentável. É uma necessidade. Faz parte da estratégia da empresa.

Para tanto a empresa está sempre buscando desenvolver mecanismos e processos que causem o menor impacto possível ao meio ambiente.

Prova disto é que possui em duas de suas unidades um laboratório entomológico que produzem mensalmente cerca de 42 milhões de Cotesia flavipes, utilizadas no controle biológico da broca-da-cana.

O controle biológico é o controle natural de organismos vivos utilizando-se de outros organismos vivos. Todas as pragas têm um complexo de inimigos naturais que mantêm em equilíbrio o seu nível populacional.

A broca-da-cana, Diatraea saccharalis, pode causar prejuízos consideráveis às lavouras de cana-de-açúcar.

Após a introdução da Cotesia flavipes, o controle da broca-da-cana passou a ser 100% biológico, dispensando o uso de inseticidas, não causando danos ao meio ambiente e reduzindo custos.

O processo nos laboratórios é minucioso e requer muita atenção e concentração de todos os profissionais que integram a equipe do laboratório.

Após todos os processos de desenvolvimento da Cotésia , ela é liberada no campo para combater a broca, predadora natural da cana-de-açúcar. Já no campo a Cotésia procura a broca e nela deposita seus ovos, que se desenvolvem dentro dela fazendo com que a broca (seu hospedeiro) morra. Desses ovos nascem novas Cotesias.
Embora haja na natureza um equilíbrio biológico de Cotesia e brocas, existe a necessidade de um número maior de Cotesia , para que elas combatam e exterminem as brocas.


Cotesia flavipes


Vespa Cotesia flavipes parasitando larva da
Broca-da-cana (Diatraea saccharalis)


Laboratório Entomológico - Unidade Brasilândia


Laboratório Entomológico - Unidade Sidrolândia


Equipe do Laboratório Entomológico - Unidade Sidrolândia


Equipe do Laboratório Entomológico - Unidade Brasilândia

 

Preservar o meio ambiente é cuidar do nosso futuro!



 

Escritório Rio Preto/SP : Av. Aniloel Nazareth, 5.730 - Mansour Daud
São José do Rio Preto/SP - CEP: 15070-230
Fone: (17) 2136-8000 / FAX: (17) 2136-8050